quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

ATIVIDADES DE NOVEMBRO 2017 " LER E PROSEAR E SÓ COMEÇAR".

Tema: “Ler e prosear é só começar”
Objetivo: Promover pesquisas, momento de integração, cidadania e  leitura.



FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA DE SÃO MIGUEL

TEMA; “Letras Pretas: poéticas de corpo e liberdade”
Nos dias 09 e 10 de Novembro o CCA Parque Paulistano e o NCI Irmã Suzanne Cros – SEPAS, foi mais uma vez pólo de cultura, onde foi possível receber e promover diversos tipos de expressões artísticas e literárias. Confira  como foi a programação e quem foram nossos parceiros nessa aventura do saber:
Contação de Histórias – Africontos, com Mapinguary Ao som do tambor começamos as histórias. “Jesuína e a Cabeça Encantada”, uma lenda afro-brasileira de como surgiu o berimbau; “A Lenda do Tambor Africano”, conto popular da Guiné Bissal; “Bojabira, a Árvore Mágica”, que narra a história de uma misteriosa árvore, e, em seguida, a história de “Ananse e o Pote de Sabedoria”. No final, o público conhece a apresentação do boneco Chibamba.












APRESENTAÇÃO DE MÚSICA, DANÇAS E POESIA – DEMONSTRAÇÃO DE AMOR
Em homenagem aos idosos do Centro de Repouso, músicas, danças e poesias foram apresentadas pelas idosas do NCI Irmã Suzanne Cros e crianças e adolescentes do CCA Parque Paulistano, que compartilharão vivências e memórias neste encontro de muita emoção.






DANÇA MACULELÊ – MAIS PERTO DE VOCÊ
Maculelê é uma expressão teatral de origem afro-brasileira que conta, com dança e cânticos, a lenda de um jovem guerreiro que, sozinho, conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo. As idosas do Núcleo Convivência de Idosos – Irmã Suzanne Cros apresentam esse espetáculo de dança que resgata a manifestação cultural por meio de suas raízes.








CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRICANAS, COM CIA. NO BAÚ DA BONECA – PROJETO CONTINUAR

Abriram o baú! A Cia. No Baú da Boneca chegou trazendo histórias africanas direto do baú da vovó! Nesta atividade, conheceremos histórias que atravessam gerações e passeiam pelo universo folclórico e poético de diversas culturas populares.











AULA ABERTA DE DANÇA AFRO – EXPRESSÃO E RITMO


Expressão e ritmos, crenças e dialetos apresentam a origem das tradições culturais e religiosas da dança afro. Ao som de instrumentos de percussão, o ritmo envolvente trazido pelos africanos em forma de libertação. Com os pés no chão, realizaremos essa dança, valorizando as tradições que fazem parte da nossa história.






OFICINA DE TURBANTE – EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA

Ensinar a produção de amarrações de turbante constitui um importante elemento para a afirmação da identidade e expressão da nossa cultura negra, tendo o rosto emoldurado pelo cabelo, que expressa a identidade étnica de sua origem.




APRESENTAÇÃO DE SAMBA ROCK – LEVADA DE SAMBA
Fusões musicais, com samba-jazz e o sambalanço, trazem a origem e a influência direta da música negra americana e tradicional dos bairros periféricos. Nesta apresentação, vamos conhecer mais sobre esse ritmo.










 PEÇA TEATRAL “O CORTIÇO”
Apresentação de teatro, realizada pelo Colégio Cavalac, inspirada na obra “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, um romance naturalista publicado em 1890 que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens e dos cortiços cariocas do fim do século XIX.






POESIA SOBRE AFRICANIDADE - CEDESP

Apresentação de monólogo que reflete, de forma poética e sensível, sobre a ancestralidade e a história do povo negro, trazendo também elementos sobre as vivências que são contemporâneas em nossa sociedade.








      ME GRITARAM NEGRA: RODA DE CONVERSA SOBRE PRECONCEITO RACIAL E ESTÉTICA NEGRA
Roda de conversa para partilhar vivências do nosso dia a dia sobre situações de preconceito racial que estão silenciadas, refletindo também sobre a importância da estética negra no processo de empoderamento e enfrentamento do racismo.

  
APRESENTAÇÃO DE DANÇA ANOS 60 – RITMO E SAUDADE
Sucesso que balançou o mundo na década de 1960 e que surgiu com o espírito de idealismo que se referenciou no clima de época. Todo este ritmo será apresentado aqui no nosso palco.
  





APRESENTAÇÃO DE DANÇA AFRO, COM ACDEM JARDIM HELENA
Apresentação de dança de origem afro-brasileira, valorizando e enfatizando aspectos da cultura negra, suas narrativas e memórias.








ATIVIDADES COTIDIANAS

A turminha da sala 1 já começou a desenvolver as atividades de natal, com pintura, colagem e muita criatividade estão decorando o espaço e desenvolvendo artesanatos. A educadora motiva assim as habilidades criativas, de imaginação e coordenação motora e a socialização das crianças. É importante perceber a participação e alegria de todos nestas atividades.











  

DIA DE LAZER DAS SALAS 1,2 E 3 - NO SÍTIO RECANTO DA FONTE EM ARUJÁ- SP
No dia 23/11 crianças e adolescentes do CCA Parque Paulistano puderam passar um dia inteiro de lazer e alegria em companhia da equipe de educadores. Neste dia saímos bem cedinho para que pudéssemos aproveitar o máximo das atividades propostas como piscina, jogos de pebolim e sinuca, futebol e sem contar com o maravilhoso churrasco!
Agradecemos ao SEPAS e SMADS pela parceria e ao empenho de toda a equipe de colaboradores do CCA, esperamos realizar no próximo ano eventos e passeios tão importantes e como este que proporciona aos pequenos socialização e oportunidade.











 II ACAMPAMENTO CCA PARQUE PAULISTANO- NO SÍTIO RECANTO DA FONTE EM ARUJÁ- SP

Aconteceu nos dias 23 e 24 deste mês o Acampamento CCA Parque Paulistano 2017 em Arujá São Paulo. Diversas atividades foram realizadas promovendo assim integração social e novas amizades.
Os adolescentes participaram de atividades recreativas, esportivas e culturais tudo em equipe e de uma maneira “quase” independente, os mesmos foram responsáveis pela arrumação e organização de seus pertences, seguindo orientação dos educadores e correndo o risco de prejudicar a sua equipe na pontuação final. Através das muitas gincanas, competições e jogos recreativos por equipe e individuais os adolescentes foram estimulados a ter espírito de equipe, tudo isso em meio ao divertimento criando novos amigos.
O objetivo maior do acampamento foi mostrar ao adolescente que ficando um pouquinho longe de casa ele pode conhecer melhor seus limites e impulsionar seu crescimento social e psicológico, vivenciando princípios sobre ecologia e cidadania de maneira lúdica, com responsabilidade e alegria. 
Vale lembrar que, assim que chegaram tiveram seus celulares apreendidos e somente foram devolvidos na hora de ir embora. Também ressaltamos as atividades livres, piscina, pebolim, sinuca e a baladinha com muitas musicas e drinks de frutas sem álcool. Sem contar a alimentação: mini pizza, salgadinhos, lanches, churrasco e bebidas diversas. Ao final do encontro todos os participantes receberam uma lembrancinha do CCA. Queremos agradecer aos pais e responsáveis, ao SEPAS e a equipe de colaboradores que acreditaram na proposta do Acampamento e nos ajudaram a promove - lo. Nosso muito obrigado também aos adolescentes que participaram e tiveram os corações e mentes abertas para tudo o que foi desenvolvido e proposto por nós. Nossa gratidão e até o próximo Acampamento CCA Parque Paulistano em 2018.

  





  







PROJETO INTERGERACIONAL

Em parceria com o Espaço de leitura do Governo do  Estado estamos proporcionando as crianças e adolescentes do CCA  um novo olhar sobre a literatura infanto juvenil. O projeto Interagecional acontece todas as segundas - feiras no Parque da Água Branca (Barra Funda) através da leitura, roda de conversa com perguntas e reflexões; também leituras e contação de histórias as crianças participam com bastante interesse, e  realizam atividades a partir dos diversos temas abordados. Nesta semana a equipe de oficineiros visitaram nosso serviço onde foi possível abranger ainda mais crianças e adolescentes no projeto.
    











  PREPARATIVOS PARA A CELEBRAÇÃO DE NATAL COM AS FAMÍLIAS

O CCA está a todo vapor com a decoração de natal para nossa Celebração do dia 12/12. Todas as turmas estão encarregadas de ajudar na decoração dos ambientes deixando o CCA mais alegre e em clima de fraternidade com o coração repleto de gratidão!










     
ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO MÊS DE NOVEMBRO

No último dia 28/11 aconteceu o encerramento das atividades do mês de novembro. Neste mês a festa dos aniversariantes teve como tema: Era Uma Vez... Onde estimulamos a imaginação e criatividade das crianças e adolescentes e proporcionamos um momento divertido e prazeroso, para os educandos e colaboradores.






                             













Nenhum comentário:

Postar um comentário