quarta-feira, 17 de junho de 2015

I MOSTRA CULTURAL CCA PARQUE PAULISTANO - Junho 2015

Diversidade Social - Conclusão Turma 01 – Bolívia

Os educandos pesquisaram a cultura e costumes da Bolívia. Alguns pontos chamaram a atenção dos mesmos, pois destacaram a culinária por ser colorida, rica em calorias e de baixo valor nutricional e a simplicidade das casas.






 Turma 02 – Alemanha

Os educandos ficaram encantados de descobrirem durante a pesquisa que as escolas não possuem muros, que não existe pobreza e que não comem feijão.

Convidaram um casal, onde o marido é Brasileiro e a esposa Alemã que estavam de passeio ao Brasil. 

Tiveram a oportunidades de fazerem perguntas.

A esposa não fala o português o marido fazia a tradução. 

Foi um dia gratificante de troca de informações sobre a cultura de cada país.






Turma 03 – África

Os educandos ficaram surpresos ao perceber que em outros países há uma extrema pobreza e se sentiram comovidos ao ver as fotos de crianças desnutridas e desidratadas.

Os pontos destacados foram a pobreza, dança e religião.





Turma 04 - Estados Unidos

Os educandos não demonstraram muitas surpresas com as descobertas, durante as pesquisas lembrava-se de alguns filmes.

Alguns pontos se destacaram e causam interesse a culinária, os jogos esportivos que mais se destacam como: futebol americano e basquete.






Turma 05 – Brasil

Os educandos pesquisaram sobre a diversidade no geral, incluindo a atual situação dos moradores de áreas ocupadas em relação a condições de moradia e saneamento básico.

Foram a campo no centro de São Paulo e perceberam que o mundo está ali, encontraram muitos estrangeiros imigrantes ou visitantes.
Muitos prédios ricos e outros ocupados por pessoas ligadas as movimentos de moradia.

Entrevistaram: Policia Militar, GCM, representantes dos movimentos pela moradia, moradores de rua, freira da Catedral, ambulantes, migrantes e imigrantes.Os educandos ficaram encantados com as descobertas. O que mais os surpreenderam foram os relatos de alguns moradores de rua que disseram ter casa e família, mas optaram pela rua por liberdade.Durante a Mostra relataram a experiência.

No caminho

Na catedral da Sé

Maria com deficiência  - 46 anos- vendedora ambulante - mora  nas ruas desde 04 anos de idade e diz ser  feliz por ser filha da rua.








Parabenizamos todas as turmas e suas educadoras pelo empenho e dedicação para o acontecimento da nossa I Mostra Cultural.

Agradecemos a presença e informações do brasileiro Éder Amaral que atualmente mora na Alemanha e sua esposa  Yasmin Sanhim

Agradecemos também a Sra. Dolores representante da Sabesp - Socioambiental pela presença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário