sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Projeto pequeno cidadão nas eleições e atividades de setembro

Projeto pequeno cidadão nas eleições.

Objetivo:

 Ø Despertar a consciência critica e reflexiva dos educandos;  
    ØPrepará-los para a participação na Conferência Lúdica;
 Ø Proporcionar momentos de pesquisa;
 Ø Refletir sobre a importância do voto consciente;
 Ø  Auxilia-los na formação de cidadão consciente de suas potencialidades, conhecedores dos seus direitos, deveres e responsabilidades;
 Ø  Participar da conferência lúdica. 

Desenvolvimento

 Ø Leitura do material sobre a Conferência Lúdica;
 Ø Roda de conversa;
 Ø Pesquisa sobre as necessidades dentro do CCA e do Bairro;
 Ø Cada turma escolherá 03 representantes para participar das eleições do CCA;
 Ø Grupos escolhidos formaram 03 chapas;
 Ø Cada grupo se reunirá 01 hora por dia, onde pensaram no nome da chapa, nas propostas, campanha, discurso, símbolo, bandeira e etc...
 Ø Campanha;
 Ø Discurso
 Ø Eleição com titulo de eleitor com nome, digital, data de nascimento, seção e zona eleitoral; Mesários conferência do titulo, cédula, cabine, comprovante de votação e seguindo todas as regras de uma eleição oficial.


Escolha dos representantes

Pesquisas e troca de informações


Confecção de faixas, bandeiras e cartazes





Campanha corpo a corpo na apresentação das propostas


Divulgação





Discurso: Cada grupo apresentou as suas principais propostas confiram:


Chapa: PDMM Partido disposto a Mudar o mundo
Cor: Laranja
Principais Propostas lutar para:

Nos espaços públicos:
Atividades culturais e de lazer;
Arrumar as calçadas
Segurança no Bairro;

No CCA:
Pintura do chão da quadra e cobertura;
Bebedouros na área externa;
Biblioteca;
Troca dos armários das salas;
Mais oficineiros;
Aula de informática com oficineiro.


Chapa: PSCA Partido Sepas Crianças e Adolescentes
Cor: Azul
Principais Propostas lutar para:

Nos espaços públicos:
Mais abrigos para os idosos e crianças que necessitam
Abrigo para animais;
Canalizar o rio;
Segurança no Bairro;

No CCA:
Cobertura da quadra;
Bebedouros na área externa;
Lixeiras para lixos recicláveis;
Mais oficineiros;


Chapa: PCA Partido da Criança e Adolescente
Cor: Amarelo
Principais Propostas lutar para:

Nos espaços públicos:
Atividades culturais e de lazer;
Plantação de arvores;
Segurança no Bairro;

No CCA:
Pintura do chão da quadra e cobertura;
Bebedouros na área externa;
Uniforme para jogos;
Mais oficineiros;
Aula de informática com oficineiro


Chapa: PJ – Partido Jovem
Cor: Azul
Principais Propostas lutar para:

Nos espaços públicos:
Mais atividades de lazer e cultural;
Rampas para deficientes físicos;
Segurança pública

No CCA:
Aula de informática uma vez por semana com oficineiro;
Sala de leitura;
Bebedouro;
Mais Oficinas;
Brinquedoteca.


Chapa: Renovação no Brasil
Cor: Verde
Principais Propostas lutar para:

Nos espaços públicos:
Rampas para deficientes;
Praças de lazer;
Iluminação Pública;
Segurança no Bairro;

No CCA:
Espaço de leitura com som ambiente;
Bebedouros na área externa;
Brinquedoteca;
Renovar a pintura e cobrir a quadra.


Chapa: Fênix
Cor: Vermelha
Principais Propostas lutar para:

Nos espaços públicos:
Lixeiras no Bairro;
Plantação de árvores;
Atividades culturais e esportivas;

No CCA:
Mais oficinas internas e externas.
Organização de um baile de estilos músicas diferenciados;
Horta;

Bebedouro no espaço;


Eleição


Apuração




Eleitos PDMM 

Laranja  



Fênix - Vermelho

Parabéns!!!

Obrigada a todas as crianças/adolescentes, educadoras e colaboradores pelo empenho e dedicação durante todo o processo das eleições.



Distribuição de panfletos informativos sobre o consumo consciente da água para a comunidade ao entorno

Ilustração Jenifer Freire de 08 anos e turma da sala 01


Capoeira

Cultura – História
Ludicidade
Músicas e atividades manuais com objetivo de conduzir os educando a reflexão sobre os temas importantes como ecologia, drogas etc..... 

     Letras das músicas

Abadá-capoeira - Campanhas Sociais

Capoeira e ecologia (Lobisomem e Cebolão)

A Capoeira
Em harmonia
Com a Natureza
E a Ecologia

     A Capoeira
     Em harmonia
     Com a Natureza
     E a Ecologia

Eu preciso de madeira
pra fazer meu berimbau
não desmate a Mata Atlântica
a Amazônia e o Pantanal

Eu preciso de ar puro
para poder respirar
não destrua a fauna, a flora
nem polua o nosso mar

Pare pra pensar
o que pode acontecer
se daqui a algum tempo
faltar água pra beber

Se você é capoeira
tem malícia e malandragem
selecione o seu lixo
pra fazer a reciclagem

E gingando pelo mundo
meu canto vai ecoar
pra salvar nosso planeta
faça como a ABADÁ

A droga é uma doença (Cebolão)

A droga é uma doença
De dependência
A droga não é legal
Que nem se pensa

     A droga é uma doença
     De dependência
     A droga não é legal
     Que nem se pensa

Só de pensar
eu já tô ficando doido
não me venha com essa onda
que a droga não faz mal
tu fica lento
ainda fica de bobeira
toma golpe e rasteira
quando toca o berimbau

Só de pensar
eu já tô ficando doido
não me venha com essa onda
que a droga não faz mal
o teu pulmão
fica cheio de fumaça
o teu cheiro é uma desgraça
e o câncer é mortal

Só de pensar
eu já tô ficando doido
não me venha com essa onda
que a droga não faz mal
fica doente
tira zero na escola
é ruim de capoeira
e também ruim de bola

Só de pensar
eu já tô ficando doido
não me venha com essa onda
que a droga não faz mal
é hospital,
prisão ou cemitério
o destino de quem usa
essa bomba mundial

O berimbau pede paz (Lobisomem e Camisa)

Meu berimbau pede paz
Sem violência, sem guerra
Meu berimbau pede paz
Pra todos os povos da terra

     Meu berimbau pede paz
     Sem violência, sem guerra
     Meu berimbau pede paz
     Pra todos os povos da terra

Vamos jogar capoeira
Unidos num só ideal
Um mundo melhor para todos
Pede paz meu berimbau

É hora da humanidade
Se unir e dar as mãos
Porque Deus é nosso pai
E somos todos irmãos

Peço paz para a cidade
Do Rio de Janeiro
Peço paz pelo Brasil
Peço paz pro mundo inteiro

Vamos lutar para a paz
Reinar na terra inteira
Mas numa luta bonita
Como a nossa Capoeira

É a Abadá-Capoeira
Cantando pedindo paz
Vêm também cantar com a gente
Porque paz nunca é demais

Capoeira contra a dengue (Mestre Camisa, Lobisomem e Cebolão)

Na dengue eu dou
uma rasteira
eu tô na luta
no jogo da capoeira

     Na dengue eu dou
     uma rasteira
     eu tô na luta
     no jogo da capoeira

É melhor se prevenir
que depois remediar
pois o mosquito da dengue
pode até te derrubar

Abra o olho camarada
fique atento meu amigo
água limpa e parada
pode ser um grande perigo

Não deixe água parada
no fundo do seu quintal
pois a dengue é perigosa
e ela pode ser mortal

Vem também pra esta luta
não fique de brincadeira
no combate contra a dengue
com a ABADÁ-CAPOEIRA

Fotos




Aniversariantes do mês





Um comentário:

  1. Lindo, lindo e lindo!
    Parabéns para todos!
    Que belo ensinamento, que abençoado aprendizado das crianças e adolescentes.
    Amei ver que estão usando os computadores.
    Deus abençoe a todos e seus familiares infinitamente. Beijos!

    ResponderExcluir