sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Oficina de capoeira

Projeto oficineiro: Carlos Raça. 




www.projetobriancapoeirar.blogspot.com
  
“Nossa visão da capoeira é transdisciplinar e multicultural, ressalta que com criança não se brinca, mas oportuniza-se o brincar enquanto manifestação da espontaneidade e ludicidade que lhes são próprias”.

Que com criança não se improvisa, mas se planeja.
Que com criança não se impõe, mas se propõe.
 Que com criança não se limita, mas se possibilita.
Que com criança não se repreende, mas se compreende.
 Que com criança não se classifica, mas se qualifica”.

                                                ( Trecho do prefácio feito pela Professora Dra. Irací Asilelli da Luz, do setor de 
                                                                  educação da Universidade Federal do Paraná para o livro Capoeira Infantil: a
                                                                  arte de brincar com o próprio corpo, publicado em 1997.)

HISTÓRICO


O projeto “BRINCAPOEIRAR” nasceu em 2008, ele foi um projeto piloto financiado pela Secretaria Municipal da Cultura do Município de São Paulo. Desde então oferecemos estas atividades em escolas particulares. A metodologia e a didática foi construída por meio das experiencias de mais de 15 anos pratica, podendo respaldar as nossas praticas segundo algumas e teorias bibliográficas que nos dão subsídio para possíveis colaborações no desenvolvimento humano. Este projeto é fruto de pesquisas e laboratórios feito por equipe multidisciplinar nas áreas de, arte educação, Capoeirista, Educação Física, Pedagogia e Psicopedagogia a fim de aperfeiçoar o trabalho.                                      
SÍNTESE 
O intuito é propiciar integração com  vivencias em formato de iniciação ou progressão, ou seja (participar de atividade de um dia ou curso regular ou formativo para arte educadores). A  capoeira é abordada nos seguimentos: esporte, cultura, educação e recreação, promovendo lazer e formação tanto física como psicológica, com aprendizado significativos, a fim de colaborar na sua formação cultural preservando e difundindo as manifestações da cultura da capoeira, como instrumento de transformação por meio dos mais vastos segmentos:  histórico, sociocultural, musical, educacional e  poético etc.
Referências:
[1] A revista Nova Escola, na sua edição de agosto de 2002, apresenta uma matéria que relata a experiência de uma professora de Matemática de 3º série do 1 grau que descobriu na capoeira um poderoso aliado pra o ensino da geometria, Geografia e Educação Física. Podendo interagir com outras disciplinas.
[2] ECA- Estatuto da Criança e Adolescente Art. 71 A criança e o adolescente têm direito informação, cultura e lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviço que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
[3] Lei 10.639 a obrigatoriedade da História da África e cultura – afro brasileira nas escolas publicas no ensino fundamental, médio e escolas particulares.
O primeiro diA
O primeiro dia de oficina confiram





        estavam animados 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nós só temos a tecer elogios ao CCA PARQUE PAULISTA, na figura da pessoa Jurídica SEPAS e toda a equipe técnica Alexandre, Elaine, Josefa, e todos educadores que recebeu o projeto de braços a berto, o tem trabalho do CCA é muito bom eu classificaria que é um trabalho de EXCELÊNCIA, e só colocando o coração na frente pra alcançar tal qualidade. Nos do Centro de Arte Gunga IÊ Capoeira e Projeto Brincapoeirar vem agradecer pela grande parceria.
    E qu nosso trabalho venha cada vez se ampliar.

    Quem sabe o nosso trabalho vem ser referencia dentro dos serviços do CCA, Na cidade de São Paulo.
    Mestrando Raça.

    ResponderExcluir
  3. Nós só temos a tecer elogios ao CCA PARQUE PAULISTA, na figura da pessoa Jurídica SEPAS e toda a equipe técnica Alexandre, Elaine, Josefa, e todos educadores que recebeu o projeto de braços a berto, o tem trabalho do CCA é muito bom eu classificaria que é um trabalho de EXCELÊNCIA, e só colocando o coração na frente pra alcançar tal qualidade. Nos do Centro de Arte Gunga IÊ Capoeira e Projeto Brincapoeirar vem agradecer pela grande parceria.
    E qu nosso trabalho venha cada vez se ampliar.

    Quem sabe o nosso trabalho vem ser referencia dentro dos serviços do CCA, Na cidade de São Paulo.
    Mestrando Raça.

    ResponderExcluir