quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Gravação do Programa Manos e Minas

No dia 18/11/2013 os adolescentes do CCA Parque Paulistano e CCA Vila Itaim participaram da gravação do Programa Manos e Minas da TV cultura, fortalecendo a importância da cultura musical no nosso país, tiveram acesso a informações a respeito do samba que se é comemorado no dia 02 de dezembro e conhecer um pouco mais do samba raiz.







 








 

























Samba e História do Samba
História do Samba, samba na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, principais tipos de samba, sambistas, grupos de samba, carnaval

Origens do Samba, Significado, História do Samba e Principais Sambistas
O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.
As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.
O primeiro samba gravado no Brasil foi  Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida  e Donga .
Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas são: Sinhô Ismael Silva  e Heitor dos Prazeres .
Na década de 1930, as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes sambistas e compositores desta época são: Noel Rosa autor de Conversa de Botequim; Cartola de As Rosas Não Falam; Dorival Caymmi de O Que É Que a Baiana Tem?; Ary Barroso, de Aquarela do Brasil; e Adoniran Barbosa, de Trem das Onze.
Na década de 1970 e 1980, começa a surgir uma nova geração de sambistas. Podemos destacar: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc.
Outros importantes sambistas de todos os tempos: Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo. 
Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo
Os tipos de samba mais conhecidos e que fazem mais sucesso são os da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo. O samba baiano é influenciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balanço rápido e ritmo repetitivo. A lambada, por exemplo, é neste estilo, pois tem origem no maxixe.
Já o samba de roda, surgido na Bahia no século XIX, apresenta elementos culturais afro-brasileiros. Com palmas e cantos, os dançarinos dançam dentro de uma roda. O som fica por conta de um conjunto musical, que utiliza viola, atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro.
No Rio de Janeiro, o samba está ligado à vida nos morros, sendo que as letras falam da vida urbana, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma amena e muitas vezes com humor.
Entre os paulistas, o samba ganha uma conotação de mistura de raças. Com influência italiana, as letras são mais elaboradas e o sotaque dos bairros de trabalhadores ganha espaço no estilo do samba de São Paulo.


02 de Dezembro - Dia Nacional do Samba

Festival do Livro e da Literatura CCA Parque Paulistano portas abertas

Há quatro anos, o Festival do livro e da Literatura de São Miguel Paulista busca contribuir com uma trilha capaz de proporcionar o acesso ao livro e á leitura, ocupando ruas, praças, clubes, ONGs, escolas, clube, entre outros, neste ano o CCA Parque Paulistano fez parte deste Festival em parceria com a E.E Diogo de Faria, abri as suas portas ambientando as salas e todo o espaço com uma proposta de atividades rotativa com Exposição, oficina, contação de historia, apresentações de danças e teatros, pitura de rosto e sessão de autógrafos com alunos do 1º ano com os livrinhos de reconto.


Iniciamos as 8:00 horas com a seguinte programação

Preparação




















Iniciamos as 8:00 horas com a seguinte programação
Árvore Literária














Apresentação de dança, grupo Diogo de Faria com a professora de educação física Adriana e Regina.















Apresentação do teatro Bom dia todas as cores - Grupo Arco-iris com educadora Telma e seus educandos turma manhã.




























Apresentação de dança, grupo Diogo de Faria com a professora de educação física Adriana e Regina.

















Apresentação do teatro a Formiguinha e a Neve com a educadora Janaina e seus educandos.






























Apresentação do teatro Bom dia todas as cores - Grupo Arco-iris com educadora Telma e seus educandos turma tarde.

























Apresentação do teatro Vencendo Barreiras - Companhia encontro com a paz - Educandos da turma 04 e 05 acompanhados pela educadora Rosivania (Doca).


















Sessão de autógrafos dos recontos confeccionados pelos alunos do 1º ano.



















Durante todos o dia tivemos:
1- Exposição Vidas - Graciliano Ramos e Arca - Vinicius de Moraes com os alunos Guilherme Lucas, Karine Duraes, Angela Beatriz e Gabriele dos Anjos.







2- Sessões de oficina Alfabeto X Expressão Corporal com educador Físico Erik.







3- Sessões de Contação de História com a educadora Telma Oliveira




4- Pintura de Rosto com o professor Thiago Lemos e suas alunas.







Agradecemos a participação das educadoras, educandos, colaboradores do CCA Parque Paulistano, do ex- educando Erik, hoje educador físico, dos professores, alunos e colaboradores da E.E Diogo de Faria.
Agradecemos também a presença da comunidade, dos professores e alunos da CEI Santa Rosa de Lima e CEU Três Pontes.